Scroll to top

Já conversamos sobre a importância do líder ser integro em relação aos seus sentimentos e pensamentos, para que com isso consiga ser leal com seu colaborador. Afinal um líder que não possui integridade se perde nos feedback e devolutivas que fornece para os membros de sua equipe.

Antes de escrever sobre esta fundamental ferramenta: feedback / devolutivas é muito importante que compreendamos como criar vínculo emocional com os membros da equipe.

O vinculo emocional ocorre quando duas pessoas são capazes de expressar, compartilhar, apreciar e entender seus sentimentos genuínos, sobre qualquer situação e/ou uma sobre a outra.

Ouço muitos executivos, líderes de maneira geral, durante as palestras, que dizem despachar com os membros de suas equipes e que até dão abertura para eles falarem sobre os pontos a serem melhorados na empresa ou no projeto, mas que poucos falam.

É possível entender que isso ocorre mesmo, afinal como é que está esta relação? Das outras vezes que este colaborador veio até você e sugeriu algo ou apresentou uma nova idéia você realmente, se interessou e compartilhou das expectativas e sentimentos que estavam contidos no projeto? Ou simplesmente deu razões lógicas, desfez do projeto, ridicularizou a idéia, ou simplesmente ignorou e engavetou dizendo que iria ver e por não saber como dizer que não era o momento?

Outra maneira fácil perceber que não há vínculo emocional com o colaborador, é quando, por exemplo: ele vem te pedir, se poderá chegar um pouco mais tarde amanhã, porque precisa ir ao cartório registro civil dar entrada na documentação para marcar a data do casamento dele e você nem sabia que ele estava noivo.

Outro exemplo, um dos membros de sua equipe está conduzindo além do projeto principal mais dois projetos o Z e Y com expertise e você distante do que está ocorrendo na equipe, pois controla os dados a distância, só chama para cobrar resultados, certo dia, reúne a equipe para comunicar que: contratou uma nova pessoa para desenvolver um projeto, e é exatamente o projeto Y, que já tem alguém desenvolvendo.

Posso imaginar sua mente neste momento em profundo estado de autodefesa e reatividade com os exemplos, mas quero te pedir para não se enganar, pois em nenhum dos casos foi enxergado, o membro da equipe, com os princípios da integridade e do vínculo emocional.

Como conseguir o vínculo emocional? De diversas maneiras, porém duas são importantes: disciplina e reunindo-se individualmente e diariamente com cada membro de sua equipe, para reuniões rápidas, 15 a 20 minutos, organizadas em dois momentos o primeiro: trocando um bate papo solto e livre; e no segundo, tratando dos assuntos urgentes do dia e outra reunião semanal, mas também individual com maior duração, 40 minutos para tratarem de assuntos importantes e projetos; Finalizando com reuniões quinzenais com toda a equipe para alinhamento dos projetos como um todo.

No entanto, não há regras para se criar vínculos emocionais, pois lidamos com pessoas o como sugerido acima é simplesmente um motivo para você se reunir com mais freqüência.

Pratique! E na próxima semana tem novidades…